Gleyson Borges (1992), é um artista visual alagoano que desenvolve seu trabalho a partir de intervenções que exploram múltiplos meios e linguagens, criando conexões potentes entre forma, território e narrativa. 
Guiado por uma perspectiva afrocentrada, seu trabalho atua como ferramenta de resistência, memória e emancipação, refletindo sobre a experiência negra contemporânea e propondo diálogos urgentes que provoquem reflexão e, sobretudo, movimento. Suas obras nascem da urgência de tirar pensamentos e sensações de dentro de si, buscando em cada criação o meio mais preciso para materializar esses sentimentos e fazê-los comunicar com o mundo. 
Ao ocupar muros, museus e galerias, sua obra já foi exibida em cidades como Maceió, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro, além de exposições internacionais em Portugal e no Egito. Com uma prática enraizada no cotidiano e voltada para o coletivo, Gleyson busca expandir as possibilidades de olhar para o passado, viver o presente e imaginar o futuro a partir de uma perspectiva negra.
ficoupreta@gmail.com
Back to Top